As aves e o Cerrado

As aves e o Cerrado

Para se aprender com a natureza é preciso observar antes de agir. Compreender como são as relações entre os diferentes organismos e como o meio ambiente busca sempre o equilíbrio, como os contrapontos existentes na esfera ambiental podem ajudar a entender as dinâmicas complexas de um ecossistema.

O bioma Cerrado, por exemplo, é considerado a savana mais biodiversa do mundo, ou seja, um dos biomas com o maior número de espécies diferentes, chegando a um percentual de até 5% das espécies que existem no mundo inteiro!

Outro ponto que demonstra a dimensão da importância de se preservar o Cerrado é entender que ele serve como um elo entre os demais biomas do Brasil, sendo diretamente ligado à Floresta Amazônica, à Mata Atlântica, à Caatinga e ao Pantanal.

Embora o Cerrado possua uma estação do ano com uma seca bem definida, sendo comumente reconhecido por suas árvores tortas e uma vegetação seca, a sua estação chuvosa é de enorme importância para todas as florestas e ecossistemas do Brasil, pois é responsável por recarregar os rios e reabastecer os lençóis freáticos de rios muito importantes como, por exemplo: o rio São Francisco (que flui no sentido do Nordeste), o rio da Prata (que flui no sentido Sudeste e Sul) e o rio Xingu (que flui no sentido Norte).

Então, o que pode ser feito no processo de preservação e recuperação das áreas desmatadas do Cerrado? Será que estamos sozinhos nessa dinâmica ou será que podemos contar com fortes aliados na luta pela preservação desse bioma tão importante? E, já que o Cerrado é tão grande e vasto, o que pode ser feito para atingir as diferentes áreas e longas distâncias?



O papel das aves para a preservação do Cerrado

Um ecossistema é composto de fatores bióticos (que são os seres vivos no geral, como as plantas e os animas) e fatores abióticos (que são as chuvas, as temperaturas e o solo, por exemplo). Então, para que esse ecossistema funcione, ou seja, para que o Cerrado esteja saudável, é preciso que os fatores ambientais, como as interações entre animais, plantas e o meio natural, estejam em equilíbrio. 

Cada ser vivo tem uma função e um papel dentro da teia da vida, desde seres minúsculos de vivem no solo, como bactérias e fungos, até os grandes mamíferos, como a onça pintada. Nesse contexto de preservação ambiental, as aves possuem um papel fundamental: como dispersoras de sementes e, assim, plantando árvores, arbustos e gramas e contribuindo de forma significativa para a regeneração e recuperação do Cerrado.

Por possuírem a capacidade de voar e, dessa forma, percorrerem grandes distâncias, as aves são responsáveis por transportar sementes de um lugar para o outro, levando os pequenos grãos para longe da planta-mãe e aumentando a diversidade dos lugares por onde passam. Cerca de 70% das árvores do Cerrado possuem algum tipo de atrativo para os animais, principalmente como forma de alimento. Ao se alimentarem desses frutos, as aves acabam levando as sementes com elas por onde passam.

De acordo com o guia “Educando pelas trilhas do Cerrado”, existem 837 espécies de aves que podem ser encontradas nesse rico bioma. No entanto, apenas 30 delas são encontradas exclusivamente no Cerrado. É o caso, por exemplo, da ema, a maior ave do continente americano, e da seriema, cujo canto é conhecido como 'a voz do Cerrado'.

As aves não possuem apenas a função de levar as sementes de um lugar para o outro. Existem aves que se alimentam de insetos, sendo responsáveis pelo controle dessas populações, colaborando para a manutenção do equilíbrio do Cerrado. Outro papel de enorme importância das aves no ecossistema é o de polinizadoras. Ao se alimentarem do néctar das flores, ocorre em conjunto a polinização, que é o processo responsável por gerar os frutos e sementes das plantas.

Como mencionado anteriormente, é importante se aprender com a natureza e, para isso, é necessário observá-la para compreender seus padrões e interações. Estudar e fazer ciência não é restrito à sala de aula e aos laboratórios; observar as aves na natureza, buscar entender mais sobre elas e o que fazem, também é estudar. Nesse projeto, buscamos incentivar a ciência cidadã, de forma participativa, onde todos aprendemos com a natureza. O que nos traz brilho nos olhos, o que nos fascina, isso é mais fácil de aprender. O contato com a natureza nos leva a encontrar mais sentido em preservá-la; entender a sua importância nos faz querer manter o Cerrado em pé.

 

Bibliografia

SOUSA, Mery Lucy do Vale; ANDRIGUETO, Andréia Cassilha; SOUZA, Regina Celia Pereira Fernandes de (org.). Educando pelas trilhas do Cerrado: um roteiro de ações para introduzir a educação ambiental em escolas e comunidades. Brasília: Rede de Sementes do Cerrado, 2015. 160 p.