Quais são as melhores opções de frutas para um comedouro?
Abasteça o comedouro com as frutas que estiverem disponíveis, como banana, mamão, laranja, abacate e outras. Existem ainda alternativas como a batata-doce cozida, que os passarinhos adoram, possui um preço acessível e conserva-se ao longo do tempo. O custo para manter o comedouro abastecido pode não ser tão baixo, então, se possível, converse com as pessoas da feira, mercearia ou supermercado próximos, para conseguir doação das frutas que seriam descartadas.
E as sementes, quais escolher?
Alpiste, painço, quirera de milho, semente de girassol… basicamente qualquer semente funciona. O importante é evitar que fiquem umedecidas e possam mofar. Algumas soltam a casca, como o alpiste e o girassol e, para essas, é importante soprar a vasilha de vez em quando para tirar o excesso de casca. Se estiver em um apartamento, tome cuidado com essas cascas, evitando que caiam na área comum do condomínio para não gerar problemas.
É possível montar um comedouro com insetos?
Para aves que se alimentam de insetos e larvas, como pica-paus, tiranídeos, chocas e chincoãs, é possível oferecer larvas de besouro (tenébrios) e outras larvas, que podem ser encontradas em lojas de animais. No entanto, manter um comedouro para aves insetívoras demanda muito trabalho e dedicação. Além das insetívoras, a maioria das aves se alimenta também de insetos e larvas, principalmente na época de reprodução, sendo essa a base da alimentação dos filhotes.
E a limpeza, é importante?
Cuidar da limpeza é fundamental: um comedouro mal cuidado pode se tornar um foco de disseminação de doenças, sendo os fungos e as bactérias as maiores ameaças. Mantenha o comedouro sempre limpo, retirando os restos de alimento e fazendo o descarte apropriado. A limpeza e manutenção constantes evitam também a aparição e proliferação de vetores de doenças, como ratos e baratas.
Como atrair beija-flores utilizando o bebedouro?
Diversas espécies de beija-flor podem estar ao nosso redor e a gente nem percebe, mas basta colocar um recipiente com um pouco de água e açúcar que eles aparecem! No início, vem um ou outro, timidamente, e logo depois já aprendem o caminho e passam a frequentar assiduamente o bebedouro.
Posso oferecer mais de um bebedouro?
Algumas espécies de beija-flores são muito territorialistas e um único indivíduo às vezes consegue monopolizar os bebedouros, perseguindo e afugentando qualquer outra ave que se aproxime deles. Para minimizar essa situação, tente distribuir os bebedouros de forma que não possam ser vigiados de um mesmo local. Experimente lados opostos de uma casa, por exemplo!
Qual a proporção de açúcar?
Use uma parte de açúcar para 5 partes de água e tente utilizar, sempre que possível, o açúcar cristal. O uso do açúcar refinado é tolerado, mas evite o demerara e o mascavo, pois fermentam mais rapidamente. Não é necessário nem recomendado usar néctar para beija-flores vendidos em pet shop, pois eles contém corantes e são bem mais caros.
Qual o melhor horário para abastecer?
As aves passam a noite sem comer e acordam famintas. Os beija-flores e outros passarinhos passam as primeiras horas do dia fazendo uma ronda pelos pontos de alimentação. Cuide para que a sua "padaria" ofereça um bom lanchinho matinal!
Qual a melhor cor para um bebedouro?
Ao escolher a cor do seu bebedouro, dê preferência aos de cor vermelha, pois comprovadamente os beija-flores possuem uma sensibilidade maior a essa cor. As flores mais atrativas para beija-flores (troquilógamas) são, em grande parte, de cores quentes. Isso porque, além de serem visualizadas mais rapidamente, também indicam a produção de néctar. Nos bebedouros usa-se as cores amarela e laranja, que também são atrativos, mas o verde, azul e branco, apesar de serem utilizados, não chamam tanto a atenção dos passarinhos.
Como evitar fungos e bactérias?
Bem, açúcar é energia pura e, naturalmente, vários outros seres virão visitar seu bebedouro. Abelhas, morcegos e outras aves são os mais comuns. Tome cuidado como os fungos e bactérias, que podem trazer doenças para os beija-flores. Cuide da higiene, lave bem, inclusive as curvinhas, frestas e quinas. Eventualmente, utilize um limpador mais poderoso, como desinfetante, vinagre ou água sanitária (cuidado com o plástico). Mas, não se esqueça de enxaguar muito bem com água pura, para eliminar todo o vestígio dos produtos químicos.
Posso experimentar uma solução mais diluída?
Utilizar uma solução mais diluída no seu bebedouro também ajuda, já que insetos geralmente têm predileção por néctar mais concentrado e acabam não se interessando tanto por soluções com maior concentração de água. Insetos também não enxergam vermelho, então a cor vermelha pode ser uma alternativa para minimizar ainda mais a atratividade.
Mas, e se eu for viajar?
Uai, aproveite bem sua viagem! Os passarinhos vão sentir um pouco a sua falta, mas eles não perdem tempo e logo estarão se alimentando em outro ponto. Lembre-se de que, na natureza, a maior parte das árvores têm frutos ou flores apenas por alguns dias ou meses do ano! Ao voltar, limpe bem bebedouros e comedouros e os instale novamente. Em breve os passarinhos estarão de volta.
Por que ser persistente?
Sim, às vezes demora um pouco para os passarinhos aparecerem, mas segure as pontas, aguarde, e em breve eles virão. No início, meio tímidos, mas assim que aprenderem e perceberem que o fluxo de alimento é constante, serão seus companheiros no dia-a-dia. Sim, eles vão aprender como você faz as coisas e às vezes virão até "pedir" comida e oferecer a você o espetáculo da vida livre de um passarinho!
O que preciso saber sobre as piscininhas?
Passarinho adora tomar banho e passa boa parte do tempo cuidando de suas penas e da segurança do voo. Por isso, uma piscininha sempre faz o maior sucesso! É bom ter uma parte rasinha, como uma prainha, mas pode ser qualquer recipiente meio raso com um pouco d'água. Mantenha a água limpa e, se a vasilha for funda, coloque algumas pedrinhas dentro para ajudar os passarinhos a manter parte do corpo fora d'água.
Qual a melhor época para instalar o comedouro?
Em algumas épocas do ano o comedouro e o bebedouro recebem mais visitantes e, em outras, nenhuma ave aparece. Especialmente na época seca, quando há escassez de árvores com frutos, os bebedouros e comedouros têm sempre muita participação. A melhor época para começar um comedouro é o mês de abril para, quando a seca chegar, eles já conhecerem seu refeitório.
O que é um jardim atrativo?
Imagine se existisse um bebedouro que não precisasse abastecer, nem limpar, que funcionasse sozinho e que eu não precisasse me preocupar? Bem, esse bebedouro já existe, e se chama jardim atrativo: se você quiser ter beija-flores por perto permanentemente, é só plantar um jardim com flores atrativas. Grevílea-anã, helicônias, malvavisco, camarões…
Como o passarinho planta sua comida?
Os passarinhos espalham por aí as sementes das frutas que gostam de comer. Por isso, a gente vê nascer em todo lugar as sementes de espécies, de coquinhos a cagaitas ou mesmo as tais ervas de passarinho. Observe ao redor de sua casa ou na praça, e deixe crescer aquelas árvores que vão alimentar os passarinhos. Eles agradecem!
Um oásis na seca do Cerrado?
Um dos principais atrativos para os passarinhos no auge da seca do Cerrado é a ÁGUA. Além da piscininha, um chafariz ou uma fonte são atrativos de luxo para a passarada! Pode ser um microaspersor, ou um improviso com uma garrafinha PET com pequenos furos. É só ligar nas horas mais quentes do dia e curtir a farra refrescante… vai ter até arco-íris no quintal! Otimize o uso da água: coloque seu microaspersor onde ela será bem aproveitada pelas plantas, formando um pequeno oásis.
Como planejar aquela foto?
Que tal já montar o comedouro pensando naquela foto para homenagear o visitante?! Utilize galhos finos que podem servir de poleiro… eles podem ser colocados acima das bandejas de frutas, ou de forma ainda mais simples: só enterrar no solo a base de um galho bem escolhido e fincar as frutas nele mesmo. Não se esqueça de planejar bem o fundo e a luz: um fundo distante ajuda a destacar o passarinho e a luz matinal ilumina a hora mais movimentada da festa.
O que é um poleiro de espera?
O sucesso é tanto que forma até fila de passarinho… um poleiro de espera pode ser uma ótima forma de aproveitar a presença dos mais educados e pacientes. Coloque um galho próximo à oferta de alimento para servir de poleiro! É um ótimo momento para uma foto sem bandejas e frutas… dá até pra pegar alguns passarinhos na mesma foto!
Comedouro de três andares?
Uma forma de atrair mais passarinhos é oferecer maior variedade e quantidade de alimentos. Um comedouro de três andares pode dar mais espaço para a passarada. Um andar para fruta, outro pra semente e o terceiro para água… faça um comedouro com cordas, tábuas e galhos e pendure em uma árvore. Se der um bom espaço entre cada andar, também dá para tirar boas fotos.